| 01/03/2004 22h39min
A França e os Estados Unidos, os dois países que mais se desentenderam sobre a guerra do Iraque, estão se reaproximando para intervir juntos no Haiti. A França elogiou "a natureza exemplar da cooperação" dos EUA no caso do Haiti. O ministro das Relações Exteriores francês, Dominique de Villepin, e o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, discutiram a crise por telefone várias vezes na semana passada.
A França se opôs fortemente à invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos no ano passado, defendendo que uma intervenção como aquela teria de ser feita com autorização da Organização das Nações Unidas (ONU). As relações entre os dois países esfriaram desde então. Nos últimos meses, no entanto, Paris e Washington ensaiaram uma reaproximação, já que um país precisa do outro em vários temas internacionais como a luta contra o terror.
A França chegou até a mostrar disposição de enviar tropas para melhorar a segurança no Iraque – se isso for requisitado por um governo iraquiano e tiver aprovação da ONU.
– Podemos dizer que as decisões tomadas pela França sobre o Haiti vêm junto com outras tomadas recentemente que mostram um desejo de virar a página – disse Jean-Jacques Kourliandsky, do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas, em Paris.
A França quer proteger os 2 mil franceses que vivem no Haiti, sua ex-colônia, enquanto os EUA querem evitar que o conflito gere um fluxo de migrantes em busca de refúgio em seu território. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.