| 02/03/2004 20h37min
O senador norte-americano John Kerry tenta nesta terça, dia 2, acumular vitórias em todo o país para afastar seu rival John Edwards da corrida e se consolidar como o candidato democrata para desafiar o presidente George W. Bush nas eleições de novembro. Kerry, que venceu em 18 dos 20 Estados que já realizaram primárias democratas neste ano, é favorito em todos os 10 Estados que votam nesta Superterça – o dia mais importante de toda a disputa democrata. Já Edwards espera algumas surpresas que lhe mantenham vivo por pelo menos mais uma semana.
Estão em jogo Estados importantes como Nova York, Califórnia, Ohio e Geórgia, com um total de 1.151 delegados para a convenção nacional democrata de julho. Para ser indicado, um candidato precisa reunir pelo menos 2.162 delegados.
Kerry disse que nada ainda está ganho e que vai fazer campanha até o final.
– Nunca confiei nas pesquisas. Quando estava atrás e agora que estou na frente sempre digo que nada está ganho de antemão. É preciso se empenhar na campanha, e é isso que estou fazendo – afirmou ele ao programa Today, da rede NBC.
Edwards começou o dia cumprimentando eleitores em uma seção eleitoral de Atlanta. Chegou com os polegares levantados, um gesto que ele usa frequentemente, mas não falou a jornalistas. Tanto Edwards quanto Kerry interromperam sua campanha para irem a Washington votar no Senado duas leis sobre controle de armas, que foram aprovadas apesar da forte oposição da influente Associação Nacional do Rifle.
Kerry ficou em Washington para acompanhar os resultados da Superterça, enquanto Edwards planejava regressar a Atlanta para uma festa na noite eleitoral.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.