| 05/03/2004 16h09min
Vinte e sete municípios catarinenses estão em situação de emergência devido à estiagem. O último a integrar a lista da Defesa Civil foi Xaxim, que tem perdas de 50% nas lavouras de milho e soja, 60% na de feijão e uma quebra de 20% na produção de leite.
O número de municípios em situação de emergência, contudo, deve ultrapassar 40 nos próximos dias. O gerente da Defesa Civil em Santa Catarina, capitão Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, disse que são aguardados 20 decretos da Associação do Alto Vale do Itajaí (Amavi).
Dos 28 municípios do Alto Vale, dois já estão em situação de emergência (José Boiteux e Salete) e outros 20 decidiram de forma conjunta a encaminhar os decretos.
Gomes informou ainda que a Defesa Civil já atua de forma permanente para enfrentar as estiagens. Desde 2000, foram abertos 109 poços artesianos, sendo que 72 já estão operando. Novos convênios estão sendo negociados com 13 prefeituras para novos poços.
A Defesa Civil está articulando com os órgãos governamentais uma ação integrada de apoio aos municípios atingidos pela estiagem.
Com informações do Diário Catarinense.
Confira a previsão meteorológica no clicTempo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.