| hmin
A Casa Branca ofereceu nesta sexta, dia 12, à Espanha ajuda na investigação dos ataques a bomba, e afirmou ter levado a sério a ameaça de um grupo ligado à Al-Qaeda. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pretendia homenagear as vítimas dos ataques de quinta em Madri numa cerimônia a ser realizada na casa do embaixador espanhol em Washington, disse o porta-voz Scott McClellan.
– É um modo de continuarmos a expressar nossa solidariedade ao povo espanhol – disse.
McClellan afirmou que não havia mudanças no nível de alerta nos Estados Unidos. Também disse que não tinha nenhuma notícia nova sobre a autoria das explosões, que mataram quase 200 pessoas e feriram quase 1.500.
– Investigadores espanhóis estão trabalhando para coletar informação e determinar quem foi responsável por esse ataque cruel. Nos oferecemos para ajudar a Espanha de todos os modos que pudermos – afirmou.
A Espanha, aliada dos Estados Unidos na guerra contra o Iraque, acusou inicialmente o grupo separatista basco ETA pelas bombas. Mas a descoberta de sete detonadores junto com uma fita em árabe numa van estacionada perto de Madri, somada a uma carta de um suposto grupo ligado à Al-Qaeda assumindo a autoria das explosões e ameaçando novos ataques contra os EUA, apavorou o mercado financeiro mundial.
A carta, enviada por fax à Reuters por um jornal islâmico com sede em Londres, dizia: "O ataque dos 'Ventos da Morte Negra' contra a América está agora em seu estágio final ... 90%(concluído) e se Deus permitir próximo.''
O texto atribui o ataque às Brigadas de Abu Hafs al-Masri, um grupo que alinhado à Al-Qaeda de Osama bin Laden e que já reivindicou a autoria de outros ataques a bomba na Turquia e no Iraque. Questionado sobre a ameaça da carta, McClellan disse:
– Levamos todas as ameaças muito a sério. E isso nos faz lembrar de que somos uma nação em guerra contra o terrorismo – disse.
Ele acrescentou que o Departamento de Segurança Interna dos EUA trabalha ininterruptamente "para assegurar que estamos fazendo tudo o que pudermos para evitar ataques aqui''.
Está sendo analisada a autenticidade da mensagem enviada na noite de ontem ao escritório de um jornal árabe em Londres dizendo que os ataques foram obra da Al-Qaeda.
As informações são da agência Reuters.
Veja imagens dos ataques em MadriGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.