| hmin
Tropas norte-americanas no Afeganistão intensificaram suas operações nas proximidades da fronteira com o Paquistão. Os Estados Unidos preparam uma ofensiva mais ampla durante a primavera (outono no Brasil) para caçar fugitivos da Al-Qaeda, inclusive seu líder, Osama bin Laden.
Falando sob a condição de anonimato, autoridades americanas disseram que a próxima ofensiva vai aproveitar o melhor clima da primavera na remota região montanhosa da fronteira. Ela foi batizada de Operação Tempestade na Montanha. A sigilosa Força-Tarefa 121, que é formada por tropas especiais e por gente da CIA (agência americana de inteligência) e participou da prisão de Saddam Hussein no Iraque, em dezembro, já deslocou homens e equipamentos para a região da fronteira afegã.
Os Estados Unidos, que mantêm cerca de 11 mil soldados no Afeganistão, acham que Bin Laden está escondido nesta região, provavelmente entrando e saindo do país. O mulá Mohammad Omar, que comandou o regime islâmico do Taliban e deu abrigo à Al-Qaeda no Afeganistão, também está sendo procurado. Os Estados Unidos e guerrilheiros locais derrubaram o Taliban em dezembro de 2001, dois meses depois dos atentados contra Nova York e Washington, atribuídos à Al Qaeda.
Outra autoridade de defesa disse que a Operação Tempestade na Montanha vai durar mais do que muitas operações militares, que se desenvolvem em três ou quatro semanas. O general David Barno, principal oficial norte-americano no Afeganistão, disse no mês passado que os EUA e o Paquistão estão avançando na realização de operações coordenadas na fronteira para evitar a fuga de militantes de um país para o outro.
Barno lembrou que o Paquistão já reforçou sua presença militar nas zonas tribais semi-autônomas onde fugitivos da Al Qaeda podem estar tentando se esconder. O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, não quis se juntar aos militares que prevêem que Bin Laden será preso ainda neste ano.
– Não vou entrar nessa. Otimismo aumentado, pessimismo levemente diminuído. Ele provavelmente está vivo. E provavelmente está no Afeganistão ou no Paquistão. E provavelmente vamos pegá-lo ou matá-lo.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.