| 14/03/2004 18h
Os primeiros resultados oficiais das eleições na Espanha mostram liderança do Partido Socialista de oposição (PSOE). Com 77% das urnas apuradas, 43,1% dos votos são para o PSOE, contra 37,1% para o Partido Popular (PP) do atual primeiro-ministro, José María Aznar.
O candidato socialista ao posto de primeiro-ministro é José Luis Rodriguez Zapatero, que se opôs a Aznar durante a Guerra do Iraque mas o apoiou no combate contra a organização ETA.
Pesquisas de boca-de-urna apontaram diferentes resultados para as eleições gerais do país neste domingo, que começaram sob o impacto da notícia de um vídeo em que a Al-Qaeda teria assumido a responsabilidade pelas explosões que mataram 200 pessoas na última quinta em Madri.
Os eleitores, muitos usando o símbolo de luto nacional desde o ataque, compareceram em peso às urnas. Alguns espanhóis acusam o primeiro-ministro Aznar de manipulação da opinião pública por ter passado três dias culpando o ETA pelas explosões, apesar do grupo guerrilheiro basco ter negado a responsabilidade pelos atentados.
O ministro do Interior, Angel Acebes, disse em entrevista coletiva nos primeiros minutos das eleições que um suposto porta-voz da Al-Qaeda assumiu a responsabilidade dos ataques em um vídeo encontrado em uma lata de lixo em Madri. A veracidade da mensagem está sendo investigada.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.