| hmin
A edição desta segunda, dia 15, do jornal Washington Post afirma que investigadores do ataque contra trens em Madri na semana passada acreditam que uma célula multinacional da rede Al-Qaeda realizou a ação. Autoridades de inteligência européias e árabes, que pediram anonimato, disseram ao jornal que a investigação preliminar e o interrogatório de três marroquinos presos em conexão com o ataque, assim como outras evidências, indicavam que os atos foram cometidos pela rede de Osama bin Laden.
Segundo o Post, autoridades espanholas entraram em contato com serviços de segurança da Europa e do mundo árabe para tentar entender como o plano que resultou em 10 explosões coordenadas e que destruiu quatro trens pôde ter sido realizado sem ter provocado nem sequer um alerta geral de segurança.
A irritação com a maneira como o governo lidou com o suposto ataque da Al-Qaeda levou a oposição socialista ao poder na eleição de domingo na Espanha. Pouco antes do início da votação, o ministro do Interior, Angel Acebes, disse em entrevista coletiva que um suposto porta-voz da Al-Qaeda assumira a responsabilidade pelos atentados em um vídeo encontrado em uma lata de lixo nos arredores de Madri.
A União Européia (UE) anunciou que poderá convocar uma reunião especial de ministros do Interior para debater segurança.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.