| hmin
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, vai viajar para Madri nesta quarta, dia 24, para participar de um memorial às vítimas dos atentados do último dia 11. Será a primeira visita de um oficial de primeiro escalão dos EUA à Espanha desde que o país elegeu um líder crítico da política norte-americana no Iraque.
A viagem de Powell ocorre em um momento delicado das relações bilaterais dos dois países, pois o primeiro-ministro eleito, José Luis Zapatero, prometeu retirar as tropas espanholas do Iraque após a guerra liderada pelos EUA que ele disse ter sido baseada em mentiras.
Em um surpreendente resultado após os ataques que mataram 202 pessoas em Madri, Zapatero derrotou o partido do primeiro-ministro José María Aznar, aliado próximo de George W. Bush que apoiou o conflito no Iraque apesar da forte oposição da opinião pública espanhola.
Nesta segunda, dia 22, Aznar disse que seu sucessor está
cometendo um grave erro ao planejar a retirada
das tropas espanholas que estão no Iraque. O primeiro-ministro classificou a medida como uma concessão ao terrorismo. Em sua primeira entrevista desde que seu partido perdeu as eleições de 14 de março, Aznar pediu que a Espanha não se renda à violência.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.