| 31/03/2004 20h39min
O ministro da Cidades, Olívio Dutra, firmou nesta tarde de quarta, 31, no Grêmio Fronteira, em Araranguá, sul de Santa Catarina, um compromisso do governo federal para reconstruir as casas de famílias carentes destruídas pelo ciclone Catarina, que atingiu o sul catarinense e norte do Rio Grande do Sul.
A ajuda concreta veio do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), que doou 100 mil telhas, das quais 18 mil serão enviadas nesta quinta, 1º de abril, além de equipes, veículos e equipamentos da Defesa Civil paranaense.
O ministro Olívio Dutra chegou ao aeroporto de Forquilhinhas, no sul de Santa Catarina, ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB). Antes ele esteve em Torres, no litoral norte gaúcho, onde já havia anunciado a disponibilização de recursos de R$ 1,2 milhão através do Programa de Subsídio para a Habitação (PSH) e do Programa Especial de Habitação Popular (PEHP), ambos destinados para famílias com renda até cinco salários mínimos.
Os dois programas também foram oferecidos aos municípios de Santa Catarina, mas a agilidade do repasse de recursos dependerá dos dados coletados pelos municípios através de um relatório circunstanciado. Depois de concluído, esse documento será encaminhado ao governo federal pela Defesa Civil Estadual.
Dutra salientou que as casas destruídas não poderão ser mais construídas em áreas de risco ou de preservação permanente. Os novos terrenos terão de ser providenciados pelos municípios.
A ajuda repercutiu de forma diversa entre os prefeitos dos municípios atingidos que, a exceção de Criciúma, ainda não possuem números concretos sobre os estragos provocados pelo Catarina.
Com informações do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.