| hmin
Helicópteros norte-americanos atacaram nesta segunda, dia 5, alvos civis em Bagdá em meio à intensificação dos conflitos com militantes xiitas contrários aos planos dos Estados Unidos para o país árabe. Dois helicópteros Apache alvejaram pontos do bairro de Shuala, majoritariamente xiita e localizado no noroeste da capital.
Não há informações precisas sobre vítimas da ação, mas segundo o clérigo contrário aos EUA Moqtada Al Sadr, cinco pessoas foram mortas e 10 ficaram feridas. O norte-americano encarregado de governar o Iraque, Paul Bremer, prometeu investir contra Sadr um dia depois de batalhas em Bagdá e em Najaf terem deixado 48 iraquianos, oito soldados dos EUA e um de El Salvador mortos.
Sadr ficou furioso devido à prisão de um de seus assessores, Mustapha Yacoubi, detido no sábado sob a acusação de ter participado do assassinato do clérigo xiita Abdul Majid Al Khoei no ano passado, e desafiou os EUA.
– Sou acusado por um dos
líderes do mal, Bremer, de ser um fora-da-lei.
Se isso significa que infringi a lei da tirania norte-americana e sua Constituição suja, tenho orgulho disso – declarou o clérigo, que tem 30 anos e estaria incitando a violência contra a ocupação dos Estados Unidos através de seu jornal, o Al Hawza, fechado pelas forças de ocupação na semana passada.
Sadr havia sumido do mundo da política xiita nos últimos meses, mas o Exército Mehdi, de Sadr, sempre disse estar pronto para agir contra os norte-americanos.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.