| 15/04/2004 20h58min
Agricultores de Chapecó farão uma mobilização nesta sexta, dia 16. Os catarinenses se unem aos trabalhodores rurais gaúchos de Sarandi, Erechim e Três Passos, para chamar a atenção para o problema da estiagem que atinge a região sul.
Em Chapecó, cerca de mil produtores são esperados a partir das 9h, na praça Coronel Bertaso.
A estiagem afeta 500 mil famílias de agricultores na região sul – 125 mil em Santa Catarina. O levantamento é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul).
Destes, cerca de 65 mil têm contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, com financiamentos de R$ 135 milhões. O vencimento da dívida começou nesta semana e muitos produtores não têm como pagar.
De acordo com o coordenador estadual da Fetraf-Sul, o objetivo é pressionar o governo para que dê uma posição às reivindicações de auxílio para combater a estiagem. Entre as reivindicações estão um crédito de manutenção de um salário durante seis meses para todas as famílias atingidas.
A Fetraf quer que o benefício seja dado a todos os produtores dos 136 municípios em emergência em SC, enquanto o governo quer beneficiar apenas os que tiveram perdas acima de 50%.
Com informações do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.