| hmin
O líder socialista José Luis Rodriguez Zapatero foi empossado como premiê da Espanha neste sábado, dia 17, pelo rei Juan Carlos, completando a mudança na política espanhola no rastro dos atentados a bomba de 11 de março. A cerimônia solene, no palácio de Zarzuela, perto de Madri, também foi presenciada pela rainha Sofia e pelo primeiro-ministro Jose Maria Aznar, que entrega o cargo.
Foi o último passo formal para que Zapatero assuma o posto depois de ter sido ratificado pelo Parlamento na sexta, cerca de cinco semanas após a vitória socialista nas eleições gerais. A votação aconteceu três dias depois que ataques a bomba em estações de trem mataram 191 pessoas.
– Prometo por minha consciência e honra cumprir fielmente as obrigações de primeiro-ministro, ser leal ao rei e manter a Constituição como uma regra básica do Estado – disse Zapatero.
Ele escolheu fazer um juramento não religioso, com a mão sobre a Constituição espanhola, em vez de jurar sobre a Bíblia. Zapatero, 43, tornou-se o quinto primeiro-ministro desde que a democracia foi restaurada na Espanha após a morte do ditador Francisco Franco, em 1975.
Na tarde deste sábado, Zapatero deve se mudar para o elegante prédio de Moncloa, residência oficial do premiê, nas cercanias de Madri. Também está prevista uma reunião particular com o rei Juan Carlos, na qual deverá informá-lo sobre a constituição de seu gabinete, que assume no domingo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.