| hmin
A polícia israelense matou um árabe-israelense durante um tiroteio e um foguete lançado de Gaza feriu um colono judeu, elevando a tensão na região nesta segunda, dia 19, após o assassinato de um líder do grupo Hamas. A polícia disse que dois árabes-israelenses armados atacaram um veículo de patrulha no norte de Israel no final do domingo.
– Os policiais pararam, saíram do veículo e dispararam de volta, atingindo os terroristas – declarou o chefe policial Yaacov Borovsky à Rádio do Exército.
A polícia disse que um dos homens foi morto e o outro, ferido. O tiroteio, um dia depois que Israel matou o líder do Hamas, Abdel-Aziz al-Rantissi, em um ataque de mísseis disparados por um helicóptero em Gaza, foi uma rara ocasião de uso de armas por árabes-israelenses desde o início do atual levante palestino, em setembro de 2000.
Membros da comunidade – cerca de 20% dos israelenses são árabes – têm sido mais simpáticos à causa palestina, mas raramente participam de ações militantes. Na Faixa de Gaza, militantes palestinos dispararam quatro foguetes, ferindo um colono no assentamento de Nissanit, disse o Exército de Israel. Os outros três foguetes caíram dentro de Israel, mas não causaram danos ou vítimas.
Dezenas de foguetes foram disparados a partir de Gaza contra assentamentos judaicos, postos do Exército e cidades israelenses nos últimos três anos de violência. Em geral, eles não causam vítimas, por não terem pontaria.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.