| 05/05/2004 07h45min
Centenas de iraquianos protestaram nesta quarta, dia 5, do lado de fora da prisão Abuh Ghraib no Iraque, onde soldados norte-americanos foram fotografados cometendo abusos contra presos. A multidão exige a libertação dos detidos.
Os manifestantes estenderam bandeiras iraquianas e cartazes com frases do tipo "Vocês passaram uma imagem ruim da América e dos cristãos". A prisão foi um famoso local de tortura durante o regime do ex-presidente Saddam Hussein.
Imagens divulgadas na semana passada mostraram soldados dos Estados Unidos maltratando os iraquianos presos e pioraram os sentimentos contrários à ocupação liderada pelos norte-americanos no país. Parentes dos quase 4 mil presos da Abu Ghraib disseram que as imagens dos soldados forçando os iraquianos a ficarem nus e simulando atos sexuais levariam a retaliações.
– Esses atos exigem revanche e acreditamos que vocês são totalmente responsáveis por isso – disse um representante da Associação dos Clérigos Muçulmanos.
As forças militares dos EUA que admitiram que ao menos dois detentos iraquianos foram mortos por soldados ou pessoas contratadas pelos EUA, mudaram o comando das prisões no país para tentar conter a situação. À frente da missão está agora um general que já foi o chefe da prisão da base de Guantánamo, em Cuba.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.