clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Brasil promete aos chineses mais rigor na fiscalização da soja

Ministro pediu desculpas pelo envio de carregamento contaminado

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, apresentou ao governo chinês nesta segunda, dia 24, um pedido de desculpas do Brasil pelo envio de carregamento de soja contaminada ao país. O governo brasileiro prometeu endurecer a fiscalização para evitar que novos incidentes como o ocorrido voltem a acontecer.

A exportação de soja brasileira foi alvo de fortes críticas do governo chinês após o envio de cinco navios que saíram do porto de Rio Grande (RS) com soja quimicamente tratada para o plantio e não para o consumo. Segundo Rodrigues, dos cinco navios, dois chegaram à China, um voltou ao Brasil por determinação do governo brasileiro e um não tinha sementes contaminadas. Um quinto navio ainda está a caminho, mas deve parar em algum porto para ter sua carga inspecionada antes de chegar à China.

O Ministério da Agricultura disse que as empresas Nobel Grain, Cargill, Bianchini, Irmãos Trevisan, ADM do Brasil e Dreyfuss são responsáveis pelo carregamento total de soja enviada à China nesses navios. De acordo com Rodrigues, porém, ainda não se sabe se todas serão responsabilizadas pela carga contaminada.

Além das garantias de endurecer na fiscalização, o que incluiria a checagem do produto antes do embarque nos navios, o Brasil deve fechar um acordo fitossanitário com a China para fixar regras claras nesta questão.

Para alguns analistas do mercado de soja que acompanham os empresários do setor na viagem à China, vale lembrar, contudo, que os chineses estão se aproveitando do incidente para fazer com que o preço do produto comprado no Brasil diminua. Os representantes do governo chinês, porém, garantem que a China busca apenas qualidade.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.