| 24/05/2004 09h52min
O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, assinou nesta segunda, dia 24, uma associação com a estatal chinesa Sinopec para exploração em águas profundas em regiões da Ásia, no Equador e no Irã. Dutra também iniciou as conversas com Li Kougguang, diretor de outra petroleira chinesa, a China National Offshore Oil Company (CNOOC), para explorar petróleo no Mar da China.
O representante do recém-inaugurado escritório da Petrobras em Pequim, Marcelo Castilho, explicou que há conversas também, apesar de muito incipientes, com a estatal PetroChina.
A CNOOC tem o monopólio da exploração no Mar da China, com ou sem associações. Dutra ressaltou que a empresa tem capital misto, o que dá a ela certa liberdade para acordos comerciais. Segundo Castilho, a CNOOC propôs à Petrobras o estudo de uma associação para explorar petróleo em outros países, como a Austrália, a Nigéria e a Indonésia.
A China tem grande interesse em participar da exploração de petróleo fora de seu território, explicou o representante da Petrobras em Pequim. A produção chinesa de óleo é hoje de 3 milhões a 3,5 milhões de barris por dia, para um refino de 4,5 milhões de barris por dia e um consumo de 6 milhões diários. Em 2010 a projeção é de que o consumo crescerá para 10 milhões de barris por dia e o refino, para 6 milhões diários. Enquanto isso, a produção na China está praticamente estagnada.
A Sinopec e a CNOOC possivelmente colocarão os pés no Brasil. Dutra confirmou que a Sinopec estuda participar, junto com a Petrobras, da sexta rodada de licitações de blocos de exploração e produção de petróleo, que será promovida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) este ano. A idéia da Petrobras é levar a CNOOC para o leilão do ano que vem.
Outra oportunidade para a Sinopec no Brasil será uma participação na construção do gasoduto Sudeste-Nordeste, que se estenderá do Norte Fluminense até a Bahia. O acordo Petrobras-Sinopec inclui ainda um estudo de oportunidades comerciais para aumentar a venda de petróleo para a China.
No ano passado o Brasil exportou 5 milhões de barris para o mercado chinês. Dutra espera aumentar o volume para 14 milhões de barris este ano, com uma receita aproximada de US$ 400 milhões.
Com informações da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.