| hmin
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, evocou neste sábado, dia 29, os sacrifícios da campanha dos países aliados contra Adolf Hitler em um discurso no qual prometeu persistir na guerra no Iraque. Bush, acusado pelo candidato democrata à presidência, John Kerry, de ter se precipitado na guerra no Iraque e de planejar mal suas conseqüências, utilizou seu discurso semanal no rádio para fazer um apelo aos norte-americanos para persistir no Iraque.
Devido aos sacrifícios dos EUA na Segunda Guerra Mundial, ''o fascismo e o nazismo foram vencidos e a liberdade prevaleceu'', disse Bush. Ao se referir ao Iraque, ele disse:
– Nossa missão continua, e veremos isso com a vitória – disse.
Utilizando uma linguagem similar para descrever a guerra contra Hitler e aquela contra Saddam Hussein, o presidente afirmou que a "guerra contra o terror" e a invasão do Iraque eram parte de esforços para defender a liberdade. Bush disse que os inimigos dos EUA no Iraque "querem forçar as nações livres a recuar em isolamento e medo, mas vamos persistir, e derrotar esse inimigo, e manter esse território difícil de ser vencido na esfera da liberdade".
O presidente, sem se referir especificamente às críticas de Kerry, insistiu que tinha um plano para reprimir a revolta no Iraque e criar uma "liberdade duradoura" no país.
Mais de 14 meses após lançar a invasão do Iraque para livrar o país de estoques de armas proibidas que nunca foram encontradas, Bush tem visto suas taxas de aprovação atingirem o mais baixo nível durante seu governo ao mesmo tempo em que cresce a violência no Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.