| 06/06/2004 16h44min
Guerrilheiros detonaram um carro-bomba na frente de uma base iraquiana e norte-americana em Taji, ao norte de Bagdá, neste domingo, dia 6. Pelo menos nove pessoas morreram e, segundo fontes médicas, 61 ficaram feridas.
O major dos EUA Andreas Dekunpfy informou em Taji que foi usado um carro-bomba, mas não ficou claro se o ataque foi suicida. Um grupo liderado pelo suposto participante da Al-Qaeda Abu Musab al-Zarqawi, entretanto, reivindicou a autoria do ataque e diz ter perdido um herói na ação. A autenticidade do comunicado divulgado em site islâmico ainda não foi verificada.
O encerramento formal da ocupação liderada pelos Estados Unidos, previsto para 30 de junho, é marcado pela intensificação de ataques e da violência. Washington, que pressiona por uma nova resolução da ONU sobre o futuro do Iraque, disse estar confiante em relação ao avanço do tema na sessão especial do Conselho de Segurança ainda neste domingo.
No sábado, quatro guardas de segurança civis – dois poloneses e dois prováveis norte-americanos – morreram em um ataque contra o comboio em que viajavam.
– Os restos de quatro pessoas foram levados para um necrotério em Bagdá a partir do local do ataque. Suspeitamos que os dois outros sejam de civis norte-americanos – disse Grzegorz Szczesniak, do Ministério do Exterior polonês.
O comboio foi atacado na estrada para o aeroporto, em emboscada que deixou dois veículos incendiados. Os homens trabalhavam para a Blackwater, empresa com base nos EUA que empregava os quatro guardas norte-americanos mortos em Falluja em março e que tiveram os corpos mutilados pela multidão, em incidente que provocou um cerco sangrento da cidade por fuzileiros navais dos EUA.
Também no sábado, dois soldados foram mortos e dois feridos por uma bomba que explodiu perto de seu comboio na região nordeste de Bagdá. Na sexta-feira, guerrilheiros mataram cinco soldados na mesma região.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.