| hmin
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, pediu nesta sábado, dia 5, maior empenho dos países asiáticos na "guerra ao terror", prometendo relações mais próximas e apoio militar de Washington. Em discurso durante o encontro de ministros da Defesa em Cingapura, Rumsfeld chegou perto de pedir compromissos específicos sobre o envio de soldados ao Iraque, afirmando que cada país deve ajudar como puder.
Ele negou, no entanto, que Washington estava pressionando seus aliados asiáticos para apoiar a coalizão no Iraque.
– Nós não ficamos exercendo pressão, e espero que outros países também não façam isso para que países façam algo que é contra seus interesses – disse Rumsfeld durante o fórum que reúne oficiais da área de defesa e acadêmicos de cerca de 20 países asiáticos.
Muitos dos aliados mais próximos dos EUA na região – incluindo Japão, Coréia do Sul e Austrália – dizem estar preparados para incrementar seus planos militares para aumentar a segurança regional.
– No mundo de hoje, onde ataques terroristas e atos de guerra são mais difíceis de serem distinguidos, devemos contemplar a possibilidade de utilizar o poder militar para policiamento – disse o ministro da Defesa do Japão, Shigeru Ishiba, em um comunicado.
A Coréia do Sul anunciou que planejava aumentar sua atuação militar na península enquanto os EUA reordenam suas forças na região.
Rumsfeld ressaltou que o plano dos EUA de deslocar cerca de 3,6 a 37 mil soldados norte-americanos lotados na Coréia do Sul para o Iraque não significava uma redução dos planos de segurança de Washington na Ásia, acrescentando que os militares norte-americanos detêm armamentos mais eficazes do que durante a Guerra Fria.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.