| hmin
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) está comprometida com o aumento da sua produção em 500 mil barris de petróleo por dia (bpd) em agosto, mas o grupo pode rever a medida na reunião de julho em Viena, disse neste sábado, dia 12, o ministro venezuelano de Energia, Rafael Ramírez.
– O que foi acertado na última reunião foi colocar mais 500 mil barris em agosto, mas nós vamos em 21 de julho avaliar qualquer situação extraordinária – disse Ramírez em uma entrevista coletiva.
A Opep decidiu este mês elevar a produção em 2 milhões de bpd a partir de julho e promover um novo aumento em agosto para estabilizar o mercado.
O cartel tem estado sob pressão das nações mais industrializadas para que intervenha na escalada dos preços, pois temem que os custos maiores de energia possam frear o crescimento econômico mundial.
A Venezuela, quinto exportador mundial de petróleo, se posicionou contra o aumento e culpou o conflito no Iraque, problemas de refino nos Estados Unidos e os mercados especulativos pela alta dos preços.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.