| 15/06/2004 14h48min
A Casa Branca informou nesta terça, dia 15, que o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein vai ser entregue ao governo interino do Iraque "no momento adequado". O governo dos Estados Unidos não chegou a se comprometer publicamente em entregar Saddam antes da data da transferência de soberania, no dia 30 de junho, como havia afirmado o premiê iraquiano Ilyad Allawi, mas não descartou essa possibilidade.
Allawi havia dito, na segunda-feira, que Saddam e outros prisioneiros seriam entregues ao novo governo iraquiano daqui a duas semanas, para que se iniciem os preparativos para o julgamento.
– Vamos entregá-lo no momento adequado. Já deixamos bem claro que queremos que ele seja julgado pelo povo iraquiano pelas atrocidades que cometeu – disse nesta terça o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.
Quando questionado se esse "momento" ocorreria nas próximas duas semanas, McClellan não foi conclusivo.
Saddam Hussein foi capturado por soldados norte-americanos em dezembro perto de Tikrit, sua cidade natal, e desde então está sob custódia dos EUA, em local secreto. Os Estados Unidos concordaram em entregá-lo – assim como outras autoridades sob sua custódia – para os iraquianos a fim de que seja julgado, desde que o governo soberano estabeleça um tribunal especial capaz de realizar um julgamento justo.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.