| hmin
O presidente interino do Iraque, Ghazi Yawar, disse neste domingo, dia 13, que não tem planos de destruir a prisão de Abu Ghraib, apesar da oferta do presidente norte-americano George W. Bush de derrubar as celas onde tropas dos Estados Unidos abusaram de prisioneiros.
Quando questionado sobre o assunto em um programa de televisão, ele disse que "não (...), é uma prisão em que nós gastamos mais de US$ 100 milhões na construção.
Ele reconheceu que a prisão era símbolo da repressão do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, mas disse que seria imprudente e reacionária a destruição de qualquer coisa que simbolizasse o antigo regime, dado o alto custo de reconstrução do Iraque.
– Nós precisamos de cada dólar que temos para reconstruir nosso país em vez de demoli-lo para então reconstrui-lo – disse ele.
Yawar afirmou também que o novo governo do Iraque deve assumir o comando da prisão de Abu Ghraib quando os EUA deixarem o poder nas mãos dos iraquianos, o que está marcado para acontecer em 30 de junho.
Bush disse no mês passado que a prisão de Abu Ghraib, perto de Bagdá, poderia ser derrubada se o governo iraquiano aprovasse, e que os EUA iriam financiar a construção de uma penitenciária moderna de segurança máxima. Fotografias e fitas de vídeo mostraram soldados norte-americanos abusando sexualmente e torturando prisioneiros iraquianos na prisão, fatos que enfraqueceram os esforços dos EUA no Iraque.
Na semana passada o Pentágono anunciou uma ampla investigação sobre o assunto para incluir medidas contra oficiais dos EUA no comando das forças no Iraque. O Secretário de Defesa norte-americano Donald Rumsfeld pediu autópsias quando iraquianos morrerem na prisão.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.