| hmin
A mais alta autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU) em direitos humanos disse nesta sexta, dia 4, que as forças de ocupação lideradas pelos Estados Unidos no Iraque maltrataram muitos iraquianos comuns e por isso um ombudsman internacional deveria monitorar o comportamento delas. O alto comissário para os direitos humanos em exercício, Bertrand Ramcharan, sugeriu também em um novo relatório que os soldados dos EUA acusados de abusos graves na prisão Abu Ghraib, em Bagdá, deveriam ser responsabilizados por crimes de guerra.
– Houve "problemas sérios de direitos humanos'' sob a Autoridade Provisória da Coalizão (CPA), incluindo o aprisionamento de um grande número de pessoas "sem que ninguém soubesse quantas, por quais motivos...e como elas eram tratadas.
Ramcharan, advogado com formação na Grã-Bretanha e originário da Guiana, disse que autoridades da coalizão deveriam "indicar imediatamente um ombudsman internacional ou um comissário'' de direitos humanos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.