| 17/06/2004 07h55min
Um ataque suicida com um carro-bomba em um centro de recrutamento do Exército dos Estados Unidos em Bagdá matou ao menos 35 pessoas e feriu 138 nesta quinta, dia 17. Um porta-voz do Ministério da Saúde do Iraque informou que o número de mortos deve aumentar.
O coronel Mike Murray da 1ª Divisão de Cavalaria dos EUA disse que a bomba foi detonada em um veículo branco no centro, perto do aeroporto de Muthanna, onde as tropas dos EUA estão estacionadas. Segundo o militar, cerca de 175 recrutas do Exército dentro da base iraquiana saíram ilesos do ataque. Os transeuntes foram os mais atingidos com explosão.
Um homem foi encontrado jogado em um carro branco destruído depois da explosão, enquanto soldados iraquianos, homens da equipe de resgate e moradores moviam-se de maneira confusa. Outro corpo coberto de sangue estava caído na rua. Foi o último ataque em uma série de atentados mortais lançados por guerrilheiros determinados a minar o novo governo interino do Iraque antes da transferência de poder pelos EUA.
– Esse foi um ataque covarde. Foi mais uma prova que esses ataques visavam atingir a estabilidade do Iraque e o povo iraquiano – disse o premiê Iyad Allawi no local do incidente.
Os insurgentes vêm alvejando a indústria petrolífera do Iraque, autoridades de governo e forças de segurança. Nessa terça, dia 16, o presidente norte-americano George W. Bush disse os EUA estavam "trazendo de volta uma civilização de 5 mil anos de idade'' ao Iraque. Desde a invasão liderada pelos EUA para derrubar Saddam no ano passado, pelo menos 612 soldados norte-americanos foram mortos em combate no Iraque.
Com informações da agência Reuters e Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.