| 27/06/2004 15h59min
A Organização das Nações Unidas (ONU) está se movimentando com cautela para restaurar sua base no Iraque e nomeará uma enviado especial nesta semana, consciente dos problemas de segurança. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse que escolherá um novo chefe da missão em breve, possivelmente até quarta, data da entrega oficial da soberania da ocupação dos Estados Unidos para o governo interino do Iraque. Mas pouca gente espera uma chegada em massa de funcionários da ONU a Bagdá.
Ninguém ocupa o cargo desde 19 de agosto do ano passado, quando um ataque a bomba contra a central da ONU em Bagdá matou 22 pessoas, incluindo o representante especial da organização, o brasileiro Sergio Vieira de Mello. Annan retirou toda a equipe internacional em outubro, depois de uma série de ataques contra organizações internacionais de ajuda.
– Nomearei um representante especial em breve e sua estação de serviço será Bagdá – disse Annan na sexta, acrescentando que isso ocorrerá "dentro de uma semana''.
Uma força especial da ONU deverá fornecer segurança à equipe e diplomatas dizem que deverão chegar novas tropas de Nepal, Geórgia, Ucrânia e Azerbaijão. Mas a data da chegada da equipe da ONU e seu tamanho dependem da segurança.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.