| hmin
O primeiro-ministro interino iraquiano, Iyad Allawi, afirmou nesta segunda, dia 5, que o Iraque não quer forças de manutenção de paz de países vizinhos.
– Há uma decisão tomada pelo Conselho de Governo quando ainda estava no poder. Esta decisão levou em consideração questões delicadas no Iraque – afirmou Allawi em entrevista à TV Al Arabiya. Ele se referia à grande quantidade de grupos étnicos e religiosos do país.
– Nossos vizinhos, contudo, podem nos ajudar ao proteger suas fronteiras e reprimir infiltrações – disse.
Na semana passada a Jordânia declarou que consideraria mandar tropas de paz se fossem solicitadas. O ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshiyar Zebari, rejeitou a oferta, dizendo que seu país saudaria soldados de países árabes que não compartilham fronteira com o Iraque. Tropas da Turquia também foram rejeitadas.
Atualmente nenhum país árabe participa da força multinacional liderada pelos Estados Unidos que está no Iraque com permissão do governo interino que assumiu na semana passada.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.