| hmin
O índice de popularidade do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, atingiu o patamar mais baixo desde o início de seu mandato. A informação faz parte de uma pesquisa do jornal New York Times e da rede de TV CBS News divulgada nesta terça, dia 29.
A pesquisa descobriu que, além do aumento da oposição à guerra ao Iraque, os americanos estão preocupados com a possibilidade de a invasão resultar em ataques terroristas nos EUA. A população também duvida que a Casa Branca tenha contado toda a verdade sobre a guerra ou sobre os abusos contra prisioneiros de guerra na prisão iraquiana de Abu Ghraib.
Pela sondagem, 42% dos americanos disseram que aprovam a forma como Bush vem governando. A percentagem é a mais baixa já aferida nas pesquisas do Times e da CBS desde janeiro de 2001. Já 51% disseram desaprovar o governo Bush.
O jornal destaca que nos últimos 25 anos, de acordo com pesquisas, presidentes candidatos à reeleição com índices de aprovação abaixo dos 50% em meados de um ano eleitoral não se reelegeram.
Outros 45% disseram ter uma opinião desfavorável sobre Bush, novamente o menor índice desde que o republicano chegou ao poder, e 57% disseram que o país está indo no caminho errado, outra medida usada pelos analistas como termômetro do descontentamento do eleitor com o governo.
De acordo com a pesquisa, os americanos são mais propensos a acreditar que Bush atuaria melhor que Kerry na condução do país em uma crise internacional e na proteção contra futuros ataques terroristas. O apoio do eleitorado às habilidades de Bush nessas duas áreas vinha caindo nos últimos meses, mas a pesquisa mostrou que os americanos se sentem mais confortáveis em colocar o zelo por sua segurança nas mãos de um presidente que conhecem do que nas de um candidato que permanece relativamente desconhecido para eles.
Em todo o país, Kerry conta com 45% do apoio dos eleitores registrados e Bush com 44%. Quando o advogado Ralph Nader, candidato independente à Presidência, é incluído na lista, ele soma 5% de apoio, deixando Kerry com 42% e Bush com 43%.
Com informações da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.