| hmin
A escolha do senador da Carolina do Norte John Edwards como candidato à vice-presidência dos Estados Unidos na chapa do candidato John Kerry aumentou as chances de vitória democrata nas eleições presidenciais e legislativas de 2 de novembro. Pesquisas indicaram que a maioria dos eleitores acredita que Edwards, um advogado milionário e sem experiência administrativa, está preparado para assumir a direção da Casa Branca, caso seja necessário.
Uma das sondagens da rede de TV CNN, do jornal USA Today e do instituto Gallup indicou que 54% dos eleitores têm uma impressão favorável de Edwards e apenas 16% têm uma visão negativa do senador. Isso representa em uma ligeira vantagem em relação ao atual vice-presidente, Dick Cheney, também candidato à reeleição na chapa republicana encabeçada por George W. Bush. Em 2000, quando foi escolhido, Cheney foi considerado uma escolha boa ou excelente por 55% dos entrevistados. Joseph Lieberman, candidato democrata a vice naquele ano, tinha 53% de aprovação nesse quesito.
Na pesquisa divulgada pela CBS News, 53% dos entrevistados se disseram satisfeitos com a escolha de Edwards, 19% disseram estar entusiasmados, 12% insatisfeitos e 1% se irritou com a indicação. De acordo com a sondagem, 24% disseram que se tornaram mais inclinados a votar em Kerry por causa de Edwards. Outros 7%, por outro lado, se disseram menos inclinados.
Já a pesquisa da emissora NBC News mostrou que, embora exista uma aprovação generalizada de Edwards, 63% não acham que a escolha de Edwards deva influir no seu voto. Na pesquisa Gallup, dois terços dos entrevistados têm essa opinião.
Edwards é apontado pelos republicanos como inexperiente demais para o cargo, mas 57% dos entrevistados na pesquisa Gallup disseram que ele está qualificado para assumir o governo se for necessário – o mesmo resultado a respeito de Cheney em 2000.
Com informações da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.