clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/08/2004 14h19min

Fracassa negociação de paz em Najaf no Iraque

Norte-americanos mataram cerca de 50 combatentes em duas cidades

Negociações para pôr fim aos conflitos entre os norte-americanos e iraquianos na cidade de Najaf fracassaram neste sábado, dia 14, segundo informou o conselheiro de segurança nacional do Iraque, Mowaffaq al-Rubaie. Soldados americanos mataram dezenas de insurgentes em duas cidades do Iraque neste sábado, dia 14, enquanto vigorava uma trégua na cidade sagrada de Najaf, de onde líder da rebelição xiita, Moqtada al-Sadr, pediu a queda do governo interino, na sexta-feira.

Os militares norte-americanos disseram ter matado cerca de 50 combatentes perto da cidade de Samarra, 100 quilômetros ao norte de Bagdá, uma área sunita onde as tropas dos Estados Unidos realizaram várias operações para conter as guerrilhas. Já a polícia iraquiana em Samarra disse que pelo menos cinco pessoas morreram nos combates e 50 ficaram feridas. Na cidade xiita de Hilla, ao Sul, as tropas americanas também lutaram contra os seguidores de Sadr. Quarenta combatentes e três policiais morreram, segundo o Ministério do Interior iraquiano. O Ministério da Saúde informou que 10 pessoas morreram.

Enquanto isso, Najaf vivia um dia de calma, depois que os fuzileiros navais norte-americanos realizaram uma ação na cidade na quinta-feira, dia 12, para conter uma rebelião de simpatizantes de Sadr.

Na sexta-feira, 13, mais um soldado e um marine morreram no oeste do Iraque, elevando a 693 o número de mortos de militares norte-americanos desde a invasão. Já o Ministério da Saúde divulgou balanço das últimas 48 horas somando 21 pessoas mortas, a maioria civis, e mais de 270 feridas em combates envolvendo tropas dos EUA, a polícia iraquiana e insurgentes em Bagdá, Kut e na província de al-Anbar no Oeste do país.

Cercado por soldados americanos na mesquita sagrada do Imã Ali, Sadr prometeu ficar na cidade até a vitória ou a morte, dizimando as esperanças de que o governo do primeiro-ministro, Iyad Allawi, será capaz de negociar um fim para os confrontos.

Sadr apareceu usando curativo na sexta, aparentemente confirmando as informações de que fora ferido em um combate. Mas, o ministro do Interior iraquiano, Falah al-Naqib, negou que Sadr tenha sido ferido e disse que uma trégua havia sido estabelecida em Najaf desde quinta à noite.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.