| 21/08/2004 18h20min
A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Mapa após a veiculação da propaganda eleitoral no rádio e televisão aponta o candidato a prefeito, Dário Berger (PSDB), com 34% da intenção de voto.
Em segundo - e empatados tecnicamente - estão outros três candidatos: Sérgio Grando (PPS), com 16%, Chico Assis (PP), com 14% e Afrânio Boppré (PT), com 11%. Gerson Basso (PV) e Gilmar Salgado (PSTU) obtiveram menos de 0,5% e Elpídio Neves (PHS), Osmar Pickler (PTC) e Pedro "Vavo" dos Santos (PT do B) não tiveram nenhuma citação.
Se comparada com a primeira pesquisa Mapa, feita entre 6 a 9 de julho e divulgada pelo Diário Catarinense dia 11, a aferição mostra que Berger subiu sete pontos percentuais e Grando, que estava isolado na segunda colocação com 19%, agora, com 16%, divide-a com Chico Assis e Boppré. O candidato petista manteve o percentual de 11%, enquanto Assis subiu de 10% para 14%. Na aferição espontânea, a ordem dos quatro primeiros se mantém. Os demais somados receberam 1% da citações. O universo dos eleitores indecisos é grande: 45%. Um terço dos entrevistados afirma que pode mudar o voto.
Rejeição também aproxima candidatos
O índice de rejeição também aproxima os quatro principais candidatos e poderá ser influenciado pelo melhor ou pior desempenho na continuidade dos programas eleitorais. Grando lidera com 23%, seguido por Boppré e Assis, ambos com 21%, e Berger com 16%. Se comparado com a primeira pesquisa Mapa, Grando cresceu dois pontos, passando de terceiro colocado para primeiro, enquanto os outros três diminuíram seus percentuais negativos.
Quando faltam pouco menos de 45 dias para a eleição, o Instituto Mapa também questiona quem os entrevistados acham que ganhará o primeiro turno da eleição. Berger lidera com 45%, Grando obtém 17%, Assis, 7% e Boppré, 6%. A resposta para quem deve ficar em segundo lugar se inverte: em primeiro aparece Grando (23%), Chico Assis (16%), Berger (14%) e Boppré (12%).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.