| 26/08/2004 11h40min
O número de mortos por diversos ataques nas cidades iraquianas de Najaf e Kufa, ocorridos nesta quinta, dia 26, subiu para 74 pessoas. Conforme o Ministério da Saúde, outras 315 pessoas estão feridas.
Os ataques coincidiram com o retorno a Najaf do aiatolá Ali al-Sistani, o clérigo xiita mais importante do país, que tenta colocar um fim na violência que atinge a cidade sagrada.
A mesquita de Kufa, localizada a quatro quilômetros a leste da cidade santa de Najaf, se encontrava lotada de fiéis quando foi atingida por um dos três morteiros disparados por desconhecidos, segundo Huusein Al Husseni, clérigo do templo.
A noite anterior também não foi nada tranqüila no Iraque. Sabotadores atingiram oito pontos de alimentação de dois dos principais oleodutos do sul do Iraque. A ação afetou as tubulações que ligam um importante campo petrolífero ao terminal de Basra. A rede de televisão Al Arabiya informou que os ataques provocaram a redução das exportações de petróleo de 2 milhões de barris por dia (bpd) para 1,6 milhões de bpd.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.