| 26/08/2004 08h
Ao menos 40 pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas na explosão de um morteiro que caiu nesta quinta, dia 26, num dos pátios na Mesquita de Kufa, no Iraque. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Outros dois morteiros pousaram a poucos metros de distância do templo religioso.
A mesquita de Kufa, localizada a quatro quilômetros a leste da cidade santa de Najaf, se encontrava lotada de fiéis quando foi atingida por um dos três morteiros disparados por desconhecidos, indicou Huusein Al Husseni, clérigo do templo.
O primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, ordenou a suas forças que observem uma trégua de 24 horas em Najaf, a fim de permitir que se chegue a uma solução pacífica para a revolta liderada pelo clérigo radical Moqtada al-Sadr. O cessar-fogo iniciou às 15h (8h no horário de Brasília).
Em um comunicado Allawi afirmou que representantes de Al-Sadr haviam indicado que aceitarão o plano de paz anunciado pela maior autoridade xiita do Iraque, o aiatolá Ali al-Sistani, que acaba de chegar a Najaf.
De acordo com o premiê, os combatentes da milícia de Al-Sadr, o Exército Mehdi, terão uma oferta de anistia se abandonarem suas armas e concordarem em deixar pacificamente a mesquita do Imã Ali, onde se escondem.
Com informações da Reuters e Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.