| hmin
O governo do Iraque aceitou o acordo de paz intermediado pelo líder xiita mais reverenciado do país para pôr fim ao levante liderado pelo clérigo radical Moqtada al-Sadr na cidade de Najaf, disse o ministro iraquiano Kasim Daoud.
– Eu gostaria de parabenizar o povo iraquiano pela vitória conquistada hoje – disse Daoud numa entrevista à imprensa.
– Nós teremos paz em Najaf e Kufa, livres das armas e das milícias – acrescentou.
O ministro afirmou ainda que o governo do Iraque deve financiar a reconstrução de Najaf.
Mais cedo o aiatolá Ali al-Sistani, que indermediou o acordo de paz, disse que o clérigo rebelde Al-Sadr havia aceitado todos os pontos do plano proposto por ele, segundo informou Hamed al-Khafaf, assessor de Al-Sistani. De acordo com Daoud, Al-Sadr vai permanecer em liberdade.
O plano de paz determina que os milicianos do Exército Mehdi, de Al-Sadr, deixem o santuário do imã Ali em Najaf, onde eles estavam abrigados. Sob o acordo, as forças dos EUA também devem sair de Najaf e entregar a segurança da cidade à polícia iraquiana.
Al-Khafaf disse ainda que Al-Sistani também havia pedido ao governo iraquiano permissão para a entrada no santuário de milhares de xiitas, que aceitaram seu pedido para marchar até Najaf.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.