| hmin
Milhares de ciclistas causaram uma confusão no trânsito de Nova York, na noite da sexta, dia 27, no primeiro grande protesto contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, antes da convenção republicana. A polícia prendeu mais de 250 pessoas e confiscou suas bicicletas.
Outras manifestações devem ocorrer no sábado, incluindo uma passeata na ponte do Brooklyn, organizada pelo grupo Planned Parenthood (Paternidade Planejada) que defende o aborto e outros temas de saúde reprodutiva. Há também dois eventos planejados por grupos de paz que se opõem às respostas militares e diplomáticas do governo aos ataques de 11 de setembro de 2001.
Os protestos de sexta à noite duraram várias horas em um momento em que o centro de Manhattan estava cheio de pessoas indo ao teatro, restaurantes e bares. O trânsito parou virtualmente.
Os republicanos se preparam para confirmar o nome de Bush como candidato à presidência na convenção do partido que acontece de segunda a quinta-feira, no Madison Square Garden. Bush enfrentará o senador democrata, John Kerry, em novembro.
O protesto, convocado por um grupo chamado Critical Mass (Massa Crítica), que luta pelos direitos dos ciclistas nas cidades, terminou com 264 detidos. O Departamento de Polícia de Nova York disse em um comunicado que cerca de 5 mil ciclistas se reuniram na Union Square e que foram advertidos pelos oficiais sobre o desrespeito às leis de trânsito.
Os ativistas disseram que a polícia reagiu com exagero e começou a cercar os ciclistas e prendê-los quando eles se dividiram naturalmente em vários grupos, depois de parar em sinais ou quando diminuíam a velocidade.
A maior manifestação contra Bush está marcada para domingo, quando cerca de 200 mil pessoas devem passar pelo Madison Square Garden para censurar a guerra no Iraque e outras políticas do presidente, com o lema "O Mundo diz Não à Agenda de Bush''.
O grupo United for Peace and Justice (Unidos pela Paz e a Justiça), que está organizando o protesto, não recebeu autorização para realizá-lo no Central Park, porque as autoridades da cidade disseram que a multidão estragaria a grama.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.