| 28/08/2004 17h49min
O Instituto Mapa e o Diário Catarinense apresentam a primeira pesquisa eleitoral em São José. Quatro candidatos disputam a prefeitura da quinta maior cidade do Estado.
O deputado federal Gervásio Silva (PFL) lidera com 35% da intenção de voto. O candidato do PSDB, vereador Fernando Elias, alcança 20% e o padre Círio Vandresen (PT), 10% na aferição estimulada (quando apresenta-se a nominata dos candidatos). O candidato Júlio César Augusto (PSTU) recebeu menos de 0,5% das citações.
Na aferição espontânea, sem qualquer auxílio ao entrevistado, a ordem permanece a mesma. Gervásio recebeu 22%, Elias, 12% e padre Círio, 3%. Pouco mais da metade dos entrevistados (55%) respondeu não saber em quem votar para prefeito.
Gervásio também lidera o índice de rejeição dos candidatos e alcança 19% das citações quando a pergunta era em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. O candidato do PT, padre Círio, recebeu 13% das respostas negativas e Fernando Elias, 10%. Quase metade dos entrevistados (45%) respondeu que não rejeita nenhum dos candidatos.
Eleitores indefinidos e sem preferência partidária
Dois em cada três eleitores (66%) não manifestaram preferência por qualquer partido político existente na cidade. Entre os que receberam alguma simpatia estão o PT, com 12% e PMDB, PFL e PSDB, todos com menos de 7%.
Os eleitores de São José também estão indefinidos sobre o voto. Praticamente dois terços dos entrevistados pode mudar o voto até o dia da eleição, ou não sabe em quem votar ainda.
O maior problema do município, apontado por 62% dos eleitores, é com a segurança pública. No perfil dos entrevistados, metade dos eleitores respondeu que possui uma pessoa na família que trabalha ou estuda em Florianópolis.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.