| hmin
Uma potente explosão destruiu um setor do principal oleoduto do norte do Iraque e interrompeu parte da exportação através do porto mediterrâneo turco de Ceyhan. A informação foi divulgada nesta terça, dia 19, por fontes oficiais. Uma carga explosiva foi detonada em um trecho da tubulação que cruza a localidade de Beiji, ao sul da cidade de Kirkuk, capital petroleira do Iraque.
Unidades de bombeiros conseguiram controlar as chamas e as equipes de manutenção começaram a trabalhar para tentar restabelecer o fornecimento o quanto antes. A sabotagem das infraestruturas petrolíferas tem sido, desde a queda do regime do ex-presidente Saddam Hussein, uma das estratégias preferidas dos rebeldes para perturbar a ação do novo governo transitório.
O oleoduto Kirkuk-Ceyhan, de 800 quilômetros de extensão, tem capacidade para exportar cerca de 1 milhão de barris de petróleo por dia, mas os sucessivos ataques dos rebeldes têm minado suas possibilidades.
As informações são da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.