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Persiste, ainda, a mágoa pela forma com que Ronaldinho deixou o Estádio Olímpico, no início de 2001. A diferença é que, em nome do lucro, o Grêmio já aceita novamente associar sua imagem à do antigo ídolo. A troca de fornecedor do material esportivo será a chave para que o Grêmio tire proveito da máquina de fazer milhões em que se transformou o melhor jogador do mundo.
Um dos itens do contrato que será assinado dia 5 de janeiro com a fornecedora de material esportivo alemã Puma – vencedora da concorrência com a Kappa, a Umbro e a Penalty – prevê a comercialização de camisas do Grêmio, com o número 10 estampado às costas, em cidades da Europa. A primeira será Barcelona, na Espanha, sede do clube de Ronaldinho.
Detalhes como quantidade de camisas a serem vendidas, percentuais que serão repassados ao Grêmio em forma de royalties e uma campanha publicitária em países europeus destacando o potencial do clube serão discutidos em futuros encontros entre as duas
direções.
– Não se trata de uma
homenagem a Ronaldinho, mas, sim, ao próprio Grêmio – afirma Reinaldo Lopes, vice-presidente do Conselho de Administração, ainda deixando transparecer, como a maior parte dos torcedores, uma ponta de ressentimento pela polêmica saída do craque do Estádio Olímpico.
O Grêmio precisou esperar até janeiro de 2002 para que a Fifa condenasse o Paris Saint-Germain a pagar uma indenização de US$ 5,9 milhões pelo passe do jogador. Mais tarde, os dois clubes acordaram no valor final de US$ 4,5 milhões.
Um dos cinco sócios da Agência Escala e responsável pela negociação com as três empresas de material esportivo, Reinaldo Lopes afirma ser preciso deixar de lado a paixão clubística em nome dos interesses comerciais.
– Temos orgulho de ser a fábrica que gerou o melhor jogador do mundo. Por que não capitalizar em cima disso? – pergunta.
Além de faturar com a venda de camisetas, o Grêmio também poderá ser convidado, com a intermediação da Puma, a
participar de torneios na Europa. Sempre tirando
proveito do fato de ter sido o berço de Ronaldinho.
Os valores do contrato entre Grêmio e Puma, que terá duração de três anos, não são divulgados oficialmente, a pedido da empresa alemã. Especula-se que sejam superiores aos R$ 4 milhões. Reinaldo Lopes garante ter pesado em favor da Puma, que fecha seu primeiro contrato com um clube de futebol brasileiro, "um bom valor de entrada". A verba permitirá ao Grêmio fazer caixa em janeiro, um dos piores meses do ano em termos de faturamento.
As informações são do jornal Zero Hora.
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