| 06/01/2005 16h06min
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou, nesta quinta, dia 6, o apoio a proposta de alívio da dívida dos países atingidos por tsunami. O fundo considera o congelamento da cobrança essencial para ajudar na recuperação da região atingida.
De acordo com o diretor-gerente, Rodrigo Rato, a entidade ainda não recebeu nenhum pedido oficial para adiar os pagamentos. O Clube de Paris, que comporta a maioria dos credores da Ásia, deve se reunir para discutir o assuntos no próximo dia 12.
– Há um consenso crescente dentro do Clube de Paris para oferecer a moratória. Claro, isso pode ser muito útil porque permitirá aos governos afetados pela moratória usarem esses recursos em outras áreas – comentou Rato.
O tsunami de 26 de dezembro matou mais de 145 mil pessoas em vários países. A Indonésia, um dos maiores devedores do Clube de Paris e o país mais afetado pela tragédia, recebeu com bons olhos a proposta, mas expressou temor de que tal concessão poderia estar condicionada à adoção de medidas impopulares, como a realização de cortes no Orçamento.
As informações são da agência Reuters.
Veja imagens da tragédia Veja como se forma uma tsunamiGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.