| 10/01/2005 09h02min
A vitória esmagadora de Mahmoud Abbas na eleição palestina alimentou as esperanças nesta segunda, 10, de uma retomada de conversas de paz com Israel após anos de derramamento de sangue.
– Um homem moderado foi eleito, um homem inteligente, um homem experiente. Vamos dar uma chance a ele, afirmou o veterano pacifista israelense Shimon Peres à rádio do Exército de Israel.
Em um outro sinal de mudança no Oriente Médio, um novo governo israelense – ainda liderado pelo primeiro-ministro Ariel Sharon, mas com o Partido Trabalhista, de Peres, como parceiro principal – deve tomar posse ainda nesta segunda. Com isso, o premiê terá maioria parlamentar novamente e poderá dar continuidade a seu plano de retirada de Gaza.
Abbas, de 69 anos, proclamou vitória no domingo, após pesquisas de boca-de-urna terem mostrado que ele conquistou 65% dos votos da eleição presidencial na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental.
Os resultados oficiais devem ser divulgados nesta segunda-feira, e Abbas toma posse na quarta-feira, de acordo com autoridades. O ativista Mustafa Barghouthi ficou em segundo lugar, com cerca de 20% dos votos.
O grupo militante Hamas disse que trabalhará com Abbas, mas questionou a margem de sua vitória.
As informações são da agência Reuters.
Veja as imagens da eleição na PalestinaGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.