| 13/01/2005 11h40min
A gafe nazista do príncipe Harry, neto de 20 anos da rainha do Reino Unido, provocou reações na Inglaterra e constrangimento para a família real. Foto publicada na primeira página do jornal Sun sob a manchete "Juventude Hitler" e "Harry Nazista" mostra Harry usando uma faixa com uma suástica no braço e camiseta militar com símbolos nazistas durante uma festa na casa de um amigo no último sábado, 8.
Mesmo tendo divulgado comunicado em que se desculpa pela gafe, Harry sofreu duras críticas. O líder da oposição conservadora, Michael Howard, que é judeu, disse estar decepcionado com as ações do príncipe e que muitos ficaram ofendidos.
– Seria apropriado ouvirmos dele pessoalmente sobre o quanto está arrependido – afirmou Howard à Rádio BBC.
O gabinete do premiê Tony Blair se recusou a comentar o assunto. Dickie Arbiter, ex-assessor de imprensa real, disse que o príncipe Charles "mais uma vez foi decepcionado por seu filho desobediente".
– Todos nós conhecemos a história e aos 20 anos não há desculpas. Um príncipe do Reino Unido não pode fugir disso e é um pouco ingênuo achar que ao ir a uma festa particular nada vai acontecer – criticou Arbiter.
Para o ex-ministro das Forças Armadas Doug Henderson, a foto mostra que o príncipe "não é adequado" para o Exército.
Comunicado do Comitê de Representantes dos Judeus Britânicos classica o incidente como de mau gosto, "principalmente antes do Dia em Memória do Holocausto, em que a família real terá um papel central".
A rainha Elizabeth deverá realizar uma recepção para sobreviventes do Holocausto em 27 de janeiro. Seis milhões de judeus e milhões de outras pessoas – incluindo poloneses, prisioneiros soviéticos e ciganos – foram mortos ou presos pelos nazistas em campos de concentração, ou usados em trabalho escravo.
Harry, que deverá treinar na Academia Real Militar de Sandhurst neste ano, ganhou reputação de "rebelde" e já admitiu ter fumado maconha e bebido quando menor de idade. Ele apareceu na foto vestido de nazista com uma bebida na mão e um cigarro na outra, rodeado por jovens, incluindo uma mulher usando um vestido de índio americano e penas na cabeça.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.