clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 22/01/2005 17h04min

Grupo assume seqüestro de brasileiro no Iraque

Militantes afirmam ter matado outro brasileiro

Um grupo militante disse neste sábado que mantém refém um brasileiro que foi capturado durante um ataque a uma empresa norte-americana no Iraque, no qual foram mortos um britânico e um outro brasileiro. A informação foi dada pela rede de televisão árabe Al-Jazeera.

Os rebeldes que se autodenominaram integrantes dos Esquadrões de Al Mujahideen mostraram através de um vídeo na Internet um cartão de identificação com o nome João José Vasconcelos Jr. De acordo com o vídeo, o brasileiro seqüestrado pelos rebeldes seria o engenheiro da Odebrecht desaparecido esta semana no Triângulo Sunita, coração da insurgência no Iraque.

A fita de vídeo mostrava quatro homens mascarados, um dos quais lendo um comunicado, mas seus comentários estavam inaudíveis. O refém não apareceu na filmagem. A rede árabe não mencionou nenhuma demanda feita pelo grupo, que sequestrou e libertou um jornalista francês em abril de 2004.

A assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores informou que tomou conhecimento da notícia e que estava averiguando. O Itamaraty não pode fazer outros comentários.

O grupo rebelde informou que planejou o ataque com a cooperação do grupo militante iraquiano Exército de Ansar al-Sunna.

Ainda não estava claro se este é o mesmo ataque em que o grupo Ansar al-Sunna fez refém e matou um sueco e um britânico que trabalhavam para um agência de inteligência ligada às forças dos Estados Unidos na cidade central de Beiji. A Suécia negou neste sábado que um sueco havia sido morto e informou que a vítima deveria ser iraquiana.

Um britânico e um iraquiano, funcionários da empresa Janusian Security Risk Management, com sede em Londres, foram mortos na quarta-feira em uma emboscada durante uma viagem perto de Beiji. As Forças Armadas dos Estados Unidos informaram que o terceiro desaparecido era brasileiro.

Com informações das agências Reuters e AP.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.