| 03/02/2005 18h54min
O consórcio antiferrugem da Embrapa já identificou o fungo da ferrugem asiática em 401 municípios de 12 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento identificou na semana passada o fungo em dois municípios da Bahia. Goiás Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins também já tinham recebido diagnóstico de contaminação em suas lavouras.
Segundo o chefe de pesquisa e de desenvolvimento da Embrapa Soja, João Flávio Veloso Silva, a recomendação é intensificar o monitoramento da lavoura. Ele diz que na fase reprodutiva, a planta fica mais sensível, por isso o momento é o mais problemático. Veloso aconselha os produtores a racionalizar a aplicação de fungicidas para que os gastos não sejam maiores com os defensivos do que com os prejuízos causados pelo fungo.
Já nas lavouras orgânicas o problema pode não ter solução. Impedidos por contrato de aplicar agroquímicos em suas plantações, os produtores que protegem a soja apenas com produtos naturais devem enfrentar grandes perdas. A maior parte da produção de 25 mil toneladas é exportada com valorização de até 40% sobre o preço da soja convencional.
As informações são da Embrapa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.