| 04/02/2005 14h24min
A secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice, deu início na sexta, dia 4, à sua primeira viagem internacional como titular do cargo afirmando que o país não tinha planos de um ataque imediato contra o Irã.
– Essa questão não está em nossa agenda neste momento, temos instrumentos diplomáticos para agir – disse quando questionada sobre se os norte-americanos estudavam uma ação militar para obrigar o governo iraniano a abandonar seu programa nuclear.
A resposta dela, na qual um ataque futuro não foi descartado, não deve reduzir a apreensão mundial em torno do Irã, que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chamou nesta semana de o "principal patrocinador estatal do terror no mundo".
Rice espera usar sua viagem de duas semanas pela Europa e pelo Oriente Médio para melhorar as relações com os europeus, abaladas devido à guerra contra o Iraque, e relançar os esforços de paz no Oriente Médio.
A secretária insistiu que o conflito no Oriente Médio era uma das prioridades dos EUA, como desejam a Europa e o mundo árabe. Ela reiterou a oferta norte-americana de ajudar a incrementar as forças de segurança palestinas e saudou a mudança de atmosfera na região depois da posse do presidente palestino, Mahmoud Abbas. Rice deve se reunir com Abbas na segunda.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.