| 01/03/2005 16h05min
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gabriel Alves Maciel, embarcou nesta terça, dia 1º, para Moscou como chefe da missão que vai negociar com o governo russo o fim do embargo às carnes brasileiras. De acordo com Maciel, serão discutidas as últimas pendências técnicas para acabar com as barreiras à importação de carne brasileira.
A reunião técnica acontecerá na quinta, dia 3, quando a missão brasileira será recebida pelos representantes do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia. A previsão é de que após esse encontro a Rússia determine o fim do embargo às carnes brasileiras que teve início em setembro de 2004, quando um foco de febre aftosa foi identificado no município de Careiro do Várzea, no Amazonas.
Acompanham Maciel nessa missão o coordenador geral de Programa de Combate às Doenças, Jamil Souza, o assessor especial do Mapa, Maçao Tadano, e o superintendente federal de Agricultura do Rio Grande do Sul, Francisco Signor. Representantes da iniciativa privada e do governo do Rio Grande do Sul também integrarão a comitiva, mas não participarão da reunião técnica.
O Mapa já havia encaminhado em fevereiro ao Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia um relatório com informações adicionais sobre o sistema de vigilância sanitária do Brasil. Esse relatório respondia a todos os questionamentos feitos pela equipe de veterinários russos que visitou o Brasil no período de 15 a 28 de novembro de 2004.
A Rússia liberou no começo deste mês as importações de carne de frango do Brasil, com exceção da produzida no Pará e Amazonas. As importações de carnes de Santa Catarina já estão liberadas pelos russos desde novembro do ano passado em razão de o Estado ser o único livre de febre aftosa sem vacinação.
As informações são do Ministério da Agricultra.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.