| 05/03/2005 15h06min
O presidente da Síria, Bashar al-Assad, anunciou neste sábado, dia 5, que as tropas sírias iniciariam uma retirada gradual do Líbano.
– Nós transferiremos todas nossas forças do Líbano para a área de Bekaa e de lá para a fronteira da Síria com o Líbano – disse Assad em discurso para o Parlamento.
Ele disse que concorda com o presidente do Líbano, Emile Lahoud, no sentido de promover um encontro na semana que vem para aprovar o plano.
– Por esta medida a Síria teria que cumprir seu compromisso em relação ao acordo Taif e implelentar a resolução 1559 (do Conselho de Segurança da ONU), de acordo com ele.
A Síria está sob intensa pressão para retirar suas tropas do Líbano, que foi invadido pela primeira vez em 1976. O acordo Taif encerrou uma guerra civil que durou de 1975-90. A resolução 1559, adotada em setembro último, demanda que tropas estrangeiras deixem o Líbano.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.