| 23/03/2005 11h34min
Em breve permanência em Brasília, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, elogiu, nesta quarta, dia 23, a participação do Brasil nas forças de paz da ONU no Haiti. Rumsfeld também destacou a atuação de brasileiros no Iraque.
Rumsfeld relembrou o diplomata Sérgio Vieira de Mello e disse que seu trabalho colaborou diretamente para que o Iraque pudesse realizar eleições democráticas.
– Os brasileiros podem ter muito orgulho dessa herança e dessa liderança que o país exerce na região e em várias partes do globo. Eu menciono especialmente o caso do Haiti – afirmou o secretário americano.
Ao lado do vice-presidente José Alencar, em coletiva de imprensa, o integrante do governo norte-americano falou sobre as relações de amizade entre as duas nações.
Questionado se o Brasil teria preferência no pleito a uma vaga no Conselho de Segurança da ONU, por exercer a liderança das tropas de paz, Rumsfeld se negou a expressar sua opinião porque o assunto, segundo ele, é uma prerrogativa do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ou ainda da secretária de Estado, Condoleezza Rice.
O secretário americano expressou preocupação com as ameaças que representam grupos terroristas e do narcotráfico que atuam na América Latina. Por isso, disse Rumsfeld, Brasil e Estados Unidos pensam em trabalhar juntos para combater o terrorismo.
Ele veio ao Brasil a convite de Alencar. O secretário foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, no final da manhã, parte para Manaus, onde assistirá a palestras sobre o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), e também sobre a Lei do Abate.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.