| 05/04/2005 12h15min
Grupos ligados à Al Qaeda podem tentar tirar vantagem dos preparativos para as eleições gerais de 5 de maio na Grã-Bretanha para realizar um ataque contra o país, disseram especialistas em terrorismo. Há um risco verdadeiro de que um ataque semelhante ao ocorrido em Madri em 11 de março de 2004 aconteça no território britânico, acreditam. Os atentados na cidade espanhola teriam mudado o resultado das eleições realizadas ali três dias depois.
– Temos de estar cientes de que a Al Qaeda vê isso como uma oportunidade para fazer uma declaração mundial. Há uma ameaça, uma ameaça em potencial bastante séria – afirmou o chefe de polícia da Grã-Bretanha, sir Ian Blair.
Os atentados ocorridos em trens de Madri mataram 191 pessoas e foram os mais violentos da história moderna da Espanha. Os agressores disseram representar a Al Qaeda na Europa. Analistas dizem que a rede islâmica pode ver os atentados – que contribuíram para a derrota do primeiro-ministro José María Aznar, um político conservador favorável à guerra contra o Iraque – como um modelo para agir na Grã-Bretanha.
– Eles viram aquilo, certamente, como uma grande vitória. A rede Al Qaeda pode desejar ter algum tipo de influência nas eleições britânicas recorrendo a esses meios – afirmou Paul Wilkinson, especialista em terrorismo da Universidade St. Andrew (Grã-Bretanha).
Críticos do governo acusaram o primeiro-ministro Tony Blair de usar o medo do terrorismo para convencer os eleitores a votar nele. Acusações semelhantes foram feitas contra o presidente dos EUA, George W. Bush, reeleito no ano passado. Wilkinson disse, por outro lado, que não deveria ser descartada a possibilidade de um atentado vir de algum grupo da Irlanda do Norte. Os 30 anos de conflito na Província terminaram com o acordo de paz de 1998, mas católicos e protestantes não conseguem se entender a respeito de como dividir o poder na região.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.