| 08/04/2005 07h31min
Aos gritos de "Santo" e sob intensos aplausos, terminou na manhã desta sexta a missa do funeral do papa João Paulo II na Praça de São Pedro, no Vaticano. Poderosos e comuns estavam lado a lado na cerimônia.
– Hoje enterramos os seus restos na Terra como uma semente de imortalidade – nossos corações estão cheios de tristeza e, ao mesmo tempo, de alegre esperança e profunda gratidão – afirmou em seu sermão o principal cardeal frente da cerimônia, Joseph Ratzinger.
Ao som dos sinos da Basílica de São Pedro, 12 pessoas carregaram o caixão de cipreste do Papa para fora da igreja. Um coro deu início ao serviço fúnebre cantando uma prece em latim. O caixão foi colocado na escadaria da basílica, de onde mais de 26 anos atrás Karol Wojtyla apareceu ao mundo com sua vitalidade e carisma.
Quatro reis, cinco rainhas e ao menos 70 presidentes e primeiros-ministros participam da missa a céu aberto para prestar suas homenagens ao homem que ajudou a derrubar a Cortina de Ferro, exortou união entre as religiões e deixou uma marca de ortodoxia em sua própria Igreja.
Centenas de milhares de peregrinos foram ao Vaticano na esperança de conseguir assistir a uma parte da cerimônia, transformando a Praça de São Pedro e as ruas próximas em um mar de bandeiras – muitas das quais com o vermelho e o branco da Polônia, terra natal do Papa.
Até dois milhões de pessoas acompanharam a cerimônia em imensos telões de TV colocados ao redor de Roma.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.