| 23/04/2005 20h17min
O governador de Roraima, Ottomar Pinto (PTB), irá se encontrar na próxima terça, dia 26, em Brasília, com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e com o ministro da Articulação Política, Aldo Rebelo, para apresentar suas exigências relativas à homologação da reserva indígena Raposa do Sol, no Estado.
A informação foi transmitida por Ruy Figueiredo, secretário de Comunicação de Roraima. Segundo ele, Ottomar viajará para Manaus no domingo à noite e seguirá para a capital federal na segunda, de onde voltará, segundo Figueiredo, "apenas quando tiver uma definição em relação às reivindicações do governo".
Ottomar quer que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) repasse quatro milhões de hectares de terra ao governo estadual e que exclua da área indígena três vilas urbanas de Uiramutã e o chamado Polígono dos Arrozais. O secretário argumentou que o governo estadual detém apenas 7% das terras de Roraima.
As vilas em questão são três núcleos urbanos ao redor da sede do município de Uiramutã: Socó, Mutum e Água Fria. Na quinta-feira, em entrevista à Agência Brasil, a prefeita de Uiramutã, Florany Mota (PT), afirmou que pretende entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) também solicitando a exclusão dessas vilas da área indígena homologada. Já o Polígono dos Arrozais é uma área de aproximadamente 100 mil hectares no extremo sul da terra indígena Raposa Serra do Sol, no limite entre ela e a terra indígena São Marcos.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.