| 24/04/2005 18h08min
O principal líder oposicionista do primeiro-ministro da Grã-Bretanha Tony Blair fez um apelo aos eleitores contra o atual governo. Neste domingo, dia 24, Michael Howard convocou a população para as eleições parlamentares de 5 de maio e voltou a atacar a honestidade de Blair.
Howard chamou o primeiro-ministro de mentiroso quando se tratava da guerra no Iraque. Os liberais-democratas, antiguerra, em terceiro nas pesquisas, prometeram colocar o conflito no centro de seus últimos 10 dias de campanha.
As pesquisas de opinião apontam que o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, liderado por Blair, vai conquistar um inédito terceiro mandato consecutivo para o partido. No entanto, os levantamentos também indicam que Blair, após duas fáceis vitórias nos últimos pleitos, enfrentará uma acirrada disputa eleitoral. O impacto que o fator Iraque pode ter entre os eleitores é a grande incógnita da campanha.
– Blair tem contado mentiras para ganhar eleições. Nem sobre a única coisa em que ele adotou uma posição firme em oito anos de governo, que foi nos levar à guerra, ele falou a verdade – criticou Howard.
A maioria dos britânicos se opôs à guerra no Iraque, e o fato de armas de destruição em massa não terem sido encontradas afetou ainda mais a credibilidade de Blair, que venceu com facilidade as eleições de 1997 e 2001.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.